Educaçâo

Bode é "candidato" a prefeito no interior do Ceará

Com uma candidata única à Prefeitura, os eleitores da cidade cearense de Jati (524,8 quilômetros de Fortaleza. 6.266 eleitores, 7.807 habitantes), encontraram um meio nada usual de reverter a situação, lançando a “candidatura” de um bode.
O caprino chamado de “Bode 90” será o único “opositor” à candidatura única da atual prefeita jatiense, Maria de Jesus Diniz Nogueira (PSD), conhecida como Neta.
O sobrenome 90 do bode candidato é uma referência ao número do animal no jogo do bicho e é parte da campanha pelo voto nulo. “Quando você bota 90 (na urna) você anula o seu voto porque, aqui, em Jati, não tem partido com a legenda 90 registrada”, destaca Kael Rocha, um professor universitário que faz oposição à prefeita.
O bode entra na disputa em meio à rejeição à candidatura do opositor da prefeita Neta, o médico Dr. Jarbas, cujo registro foi rejeitado porque ele não se desincompatibilizou de sua função no programa Mais Médicos, do Governo Federal.
A “candidatura” do bode surgiu como sugestão de jovens que querem protestar contra a inexistência de disputa na eleição.
Assim, o bode candidatou já ganhou comitê, adesivo, cartaz, desfile, carreata e a simpatia dos moradores de Jati. O Bode 90 tem sido solicitado para participar de atos de campanha em diversas comunidades. Por isso, os defensores da candidatura caprina querem até comprar um bode de plástico para não maltratar o animal.
“Vamos procurar um bode de fibra para não desgastar tanto o bode (verdadeiro), para que ele não estresse”, ressalta Rocha.
Outros animais candidatos
O lançamento do Bode 90 para prefeito não será a primeira iniciativa animal de protesto em eleições.
Em 1959, em São Paulo, o rinoceronte Cacareco teve cerca de 100 mil votos para vereador. Na época, o eleitor escrevia o nome do candidato em uma cédula de papel e isso permitiu saber quantos votos o bicho teve.
Cacareco foi o primeiro caso de animal que recebeu votos de protesto da história da política brasileira.
Em 1988, o jornal satírico O Planeta Diário e a revista Casseta Popular lançaram a candidatura do chimpanzé Tião à Prefeitura da cidade. Os profissionais promoveram uma grande festa para libertar "o último preso político". Cantores da MPB, como Ed Motta, fizeram até um show de lançamento da candidatura do macaco à Prefeitura do Rio.
Estima-se que o Macaco Tião tenha recebido naquele pleito mais de 400 mil dos votos dos eleitores, alcançando o que seria equivalente ao terceiro lugar entre 12 candidatos. Com 1,52 de altura e 70 kg, ele virou uma celebridade no Brasil. E o feito foi parar no Guinness World Records como o chimpanzé a receber mais votos no mundo.
Numa eleição realizada em 14 de dezembro de 1987, em Vila Velha (ES), o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, recebeu mais votos que os dois candidatos humanos. O inseto foi votado por 29.668 eleitores nas cédulas eleitorais depositadas nas urnas. Os outros candidatos, Magno Pires da Silva e Luiz César Maretto Coura, conquistaram 26.633 e 19.609 votos, respectivamente.
Apesar do favoritismo, o mosquito teve todos os votos anulados pela Justiça Eleitoral do Espírito Santo, que proclamou o segundo colocado como prefeito de Vila Velha.

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.