Educaçâo

POLÍTICA Lula recebe na Assembleia o Título de Cidadania Piauiense e Teresinense

O governador Wellington Dias ressaltou os esforços de Lula para erradicar a fome no país. “A grande revolução de um país como o Brasil foi o que vossa excelência fez: permitir que a quase totalidade dos brasileiros tenham o direito de tomar café, almoçar e jantar todos os dias. Isso faz uma diferença enorme”, declarou.
Wellington Dias também falou sobre a popularidade do ex-presidente no Estado e da sua dedicação em solucionar os problemas sociais da população piauiense. “No Piauí você não tem só eleitores, você tem amigos, você tem pessoas que lhe amam. Essa data é uma data histórica. É provável que estejamos entregando aqui o título de cidadania a quem mais trabalhou pelo Piauí, a quem mais olhou por quem mais precisa. É por isso que eu faço esse agradecimento”, disse o governador.
O secretário de cultura do Estado e deputado estadual Fábio Novo lembrou, durante seu discurso, de várias realizações do ex-presidente no país e no Piauí.
“Eu gastava 24 horas pra chegar a Teresina porque as nossas estradas, até janeiro de 2003, antes de vossa excelência tomar posse, era uma tábua de pirulitos. Tínhamos aqui 20 cidades ligadas por asfalto. Como era sair em janeiro de 2003 para ir a Parnaíba? Imagine ir a Corrente. Com Wellington como governador, restauramos todas as nossas rodovias federais, hoje posso chegar a Bom Jesus em 5 horas. Isso nós conquistamos durante a era do PT”, disse.
titulo de lula
Fábio Novo lembrou ainda do Programa Luz Para Todos. Disse que, em 2003, 150 mil famílias viviam na base da lamparina no Estado.
“Em janeiro de 2003, vossa excelência lançou o Programa Luz Para Todos. Naquele momento o IBGE tinha concluído que no Piauí haviam 150 mil famílias morando em comunidades rurais. Em janeiro de 2003 tínhamos 150 mil famílias vivendo na luz de lamparina. Hoje, nós concluímos o ciclo e as 150 mil famílias já têm energia elétrica”, lembrou o gestor.
Ao falar da redução da pobreza, Fábio Novo mostrou a foto de Ismael, o estudante que comoveu as redes sociais ao homenagear os pais durante sua formatura. “Graças ao ProUni, que hoje beneficia milhões de jovens por ano”, declarou.
O vereador Edilberto Borges, o Dudu, autor do título de cidadania teresinense ao ex-presidente Lula, discursou emocionado durante a sessão solene realizada em conjunto na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta quarta-feira (21). O petista chegou a dizer que Lula não era mais um cidadão brasileiro, e sim do mundo.
“Venho a essa tribuna tomado de muita emoção, por ter hoje em nosso estado, nosso querido companheiro Lula. O senhor não é um cidadão do Brasil é do mundo. É o maior embaixador de combate à miséria no planeta”, declarou.
fabio novo
Para o vereador, Lula sempre fez pelo Brasil, pelo Piauí e por Teresina. O parlamentar disse que a maior obra do ex-presidente foram os programas sociais.

“Como diz o governador Wellington Dias, as obras de concreto são importantes, mas os programas sociais deram a oportunidade do povo ascender. Estamos dando dignidade humana a quem mais precisa”, afirmou, ressaltando a criação do Partido dos Trabalhadores.
“Na minha opinião construiu um dos principais instrumentos da democracia no Brasil que foi o PT. Aprendi a defender com os mais pobres com o senhor”, declarou Dudu.
Clique AQUI e saiba mais sobre política.
O vereador disse ainda que Lula era um amigo do Piauí na alegria e na tristeza. Citou sua passagem pelo estado quando perdeu a mulher, a deputada federal Francisca Trindade.
“O mais importante foi iniciado em seu governo, que é o debate franco e aberto. O senhor nos provou que é companheiro na alegria e na tristeza. Precisamos que o senhor continue seus voos e andanças”, finalizou.
Themístocles lembra o Fome Zero
O presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho (PMDB), foi o primeiro a discursar antes da entrega do título de cidadania piauiense a Lula.
Ele lembrou as primeiras relações de Luís Inácio com o Piauí, ainda na década de 80, nunca se romperam e destacou as realizações do governo federal em prol do estado quando Lula ela presidente.
“Lula nunca deixou de vir ao Piauí nem de se deliciar com a cajuína e uma cachacinha, nem de mergulhar nas águas mornas e sedutoras do Piauí. Isso mostra a amizade de Lula pelo estado, que na presidência sempre dedicou grande atenção e carinho”, declarou.
O deputado lembrou ainda do lançamento do programa Fome Zero no Piauí, caracterizado por ele como “o mais ousado programa mundial de combate a desigualdades”.
Themístocles disse que duas ações de Lula, em especial, o fazem merecedor do título de cidadania: os investimentos para o aumento do PIB do estado e a expansão da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que permitiu a implantação de cinco cursos de graduação no campus do município de Bom Jesus.
“São essas algumas das ações que podemos reconhecer como atestado de amizade ao Piauí. É por isso que o povo do Piauí concede o título de cidadania a Lula”, finalizou.
Um dos autores do título, o deputado estadual João de Deus, aproveitou seu discurso para agradecer o ex-presidente pelo investimentos feitos no Estado durante seu governo.
“O Piauí agradece ao senhor mais uma vez por todas as transformações econômicas, políticas, sociais e culturais proporcionadas através da sua imensa obra política e administrativa”, disse.
O ex-presidente Lula (PT) já encontra-se no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí para receber o Título de Cidadania Teresinense e Piauiense em sessão conjunta na Assembleia Legislativa do Piauí e já teve início a solenidade.
Estão presentes o governador do Estado, Wellington Dias, deputados federais, estaduais, senadora Regina Sousa (PT), secretária de Educação, Rejane Dias, além de convidados e imprensa.
O título de Cidadão Piauiense foi proposto pelo deputado estadual João de Deus Sousa, líder do Governo na Assembleia, Fábio Novo, Flora Izabel e o ex-deputado estadual José Ribamar Pereira, o Cabelouro. Já o título de Cidadão Teresinense ao ex-presidente Lula, a ser concedido pela Câmara Municipal de Teresina, foi proposto pelo vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT).
Veja o restante da agenda de Lula em Teresina:
O ex-presidente vai visitar às 16h a escola estadual Didácio Silva no bairro Dirceu II, onde conversará com professores, diretores e alunos.
Às 18h, Lula participa da Plenária de Mobilização pela Educação, no Hotel Blue Tree Towers Poty.
Depois Lula terá uma reunião privada com petistas em restaurante em Teresina.
Por Lyza Freitas, Hérlon Moraes e Lucas Marreiros/CV

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.