Educaçâo

Prefeitos vão receber orientações sobre cerimonial de posse no Seminário Preparatório à Nova Gestão


Com o objetivo de capacitar prefeitos eleitos, vereadores e equipes técnicas e assim promover a boa governança, o Seminário Preparatório à Nova Gestão Municipal vai oferecer minicursos com temáticas de interesse para a gestão municipal. O Seminário promovido pela Rede de Controle da Gestão Pública do Estado do Piauí, em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM) acontecerá de 30 de novembro a 07 de dezembro.

O minicurso de Cerimonial de Posse dos Prefeitos e Vereadores Eleitos em 2012 faz parte da programação do Seminário e acontecerá no dia 03 de dezembro, às 14 horas, no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU-PI). O minicurso será ministrado pela chefe do Cerimonial da APPM, Emília Nunes e tem como objetivo capacitar as assessorias municipais, prefeitos, vereadores e primeiras damas, a respeito do processo de posse dos gestores eleitos em outubro de 2012.

“O cerimonial é importante, pois muitos gestores desconhecem as normas que devem ser seguidas com a posse. Há dúvidas sobre o local onde ocorre a posse, que não é na Prefeitura e sim na Câmara Municipal. O minicurso também presta orientações a respeito do convite para a posse, trajes, como se portar e por quem o prefeito deverá ser acompanhado, além de outras noções”, informa a cerimonialista, Emília Nunes.

Segundo Emília Nunes, existe uma legislação para o cerimonial de posse dos prefeitos eleitos que pode variar, pois cada município apresenta especificidades. “Cada Câmara Municipal tem um regimento específico. Em alguns municípios, o prefeito é empossado antes dos vereadores e em outras ocorre o contrário. Além do Regimento Interno da Câmara, a Lei Orgânica do Município também deve ser cumprida”, relata.

Para facilitar as orientações, as pessoas interessadas em participar do minicurso devem portar o Regimento da Câmara Municipal do município correspondente.

Curso de Cerimonial para os municípios

De 19 a 23 de novembro, Emília Nunes vai ministrar o Curso de Cerimonial para os municípios, na Escola do Legislativo (Assembleia Legislativa). O curso é voltado para a capacitação de quem quer atuar como cerimonialista nas prefeituras.

Com uma carga horária de 20h/aula, o curso tratará de noções sobre como proceder ao recebimento de uma autoridade no município, preparar uma solenidade de assinatura de convênios, de inauguração de obras e posses, além de noções de etiqueta.

Para mais informações sobre inscrições e horários, com a Escola do Legislativo, através dos telefone: (86) 3133-3350. 

 
Karine Santiago- Portal APPM


Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.