Educaçâo

Piauí abre mais de 1.300 vagas no comércio para temporada natalina


O comércio já vem se aquecendo para as vendas de fim de ano e para atender a demanda de consumidores que lotam as lojas nessa temporada, as empresas recorrem aos contratos temporários. O Sindicato dos Dirigentes Lojistas (Sindilojas) prevê que em Teresina sejam contratados 30% a mais de empregados do quadro permanente até o início do mês de dezembro.
Em todo o Piauí serão contratados 1.349 trabalhadores, o que representa 5,65%. Esse dado coloca o Piauí na sétima posição no ranking de projeção por estado, entre os que mais disponibilizam postos de trabalho temporário. De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Teresina (CDL), em relação ao ano passado os contratos aumentaram em 10%.
Luis Antonio Veloso, presidente do Sindilojas, diz que a seleção de pessoal já vem sendo feita pelos lojistas e muitos candidatos à vaga de temporários já foram chamados. “Até o início de dezembro mais uma parte de empregados será chamada a trabalhar nesse período que é um dos mais esperados pelo comércio varejista”, diz.

As funções mais solicitadas são vendedores, fiscais de loja, empacotadores / atendentes, estoquistas, etiquetadores, operadores de telemarketing, auxiliar de crédito e aEdvaldo Sousa, gerente de uma loja do setor de confecções e calçados, diz que a empresa abriu 150 novas vagas nas três filiais, sendo 85% para o cargo de vendedor. “As contratações dessa temporada acontecem em função da projeção que fazemos para as vendas. Como a nossa expectativa está acima do mesmo período do ano passado, abrimos esses novos postos para dar reforço ao quadro efetivo”, disse o gerente.

"O pagamento do 13º salário é um estímulo extra ao consumo e reflete nas contratações temporárias para suprir o movimento de final de ano”, avalia Evandro Cosme, presidente da Câmara de Câmara dos Dirigentes Lojistas de Teresina (CDL).
A outra boa notícia para quem ainda quer se candidatar à vaga de empregado temporário no comércio é que, dependendo do desempenho na função, o cargo temporário poderá se tornar efetivo. De acordo com o Sindilojas, cerca de 10% dos temporários são contratados e passam a fazer parte do quadro efetivo da empresa.
“Cerca de 50% desses trabalhadores temporários devem ser contratados até o final da temporada. É um número muito bom. Tudo vai depender do desempenho do funcionário”, destacou o gerente Edvaldo Sousa.
O que fazer para passar de temporário a efetivo
De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Piauí (ABRH-PI), Ana Cristina, o empregado temporário deve aproveitar a oportunidade para mostrar que tem qualidade pode ser um futuro funcionário do quadro efetivo. “O empregado deve ter máxima dedicação e não escolher o tipo de trabalho ou pensar que está ali passando apenas uma temporada. O empregado temporário estará sendo observado, então ele deve ser assíduo, não colocar obstáculos nas atividades impostas a ele e se mostrar sempre disponível. Deve ser pró-ativo”, sugere a especialista.
O trabalhador temporário tem todos os direitos do trabalhador efetivo, exceto Fundo de Garantia do Tempo de Serviço [FGTS] e também o aviso prévio. Portanto, ele deve ficar atento a essa relação formal. A pessoa precisa exigir o registro em carteira e um contrato de trabalho que vai estabelecer as regras desta relação.
Patrícia AndradeDo G1 Pi

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.