Educaçâo

Novo critério para Ranking da CBF coloca Comercial como melhor piauiense


Quem se acostumou a sempre ver o Tiradentes entre os melhores times piauienses no Ranking Nacional de Clubes vai se espantar quando for divulgada a nova atualização. A equipe que fez a melhor campanha de todos os tempos em Campeonatos Brasileiros simplesmente não vai mais aparecer ranqueado, graças os novos critérios para a formação da lista, anunciado na terça-feira (06) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Na nova tabela, que deve ser divulgada na segunda quinzena de dezembro, logo após o término da temporada 2012, o melhor clube piauiense posicionado será o Comercial, que atualmente vive uma crise financeira e desistiu de disputar o Campeonato Piauiense do próximo ano. O time de Campo Maior ficará na frente, inclusive, do River, que nos últimos três anos havia ultrapassado o Amarelão da PM e assumido a ponta como o clube melhor ranqueado do estado.
O motivo para tanta mudança deve-se ao fato de que a lista, que antes levava em consideração o desempenho histórico dos times nas competições nacionais desde 1959, agora vai considerar somente os resultados obtidos nos últimos cinco anos, atribuindo pontuações correspondentes ao tempo que for decorrendo. E foi justamente neste período que o Comercial teve seus melhores resultados.
Em 2010, o Bode conquistou seu primeiro e único título estadual, o que lhe credenciou a disputar as competições nacionais. De lá para cá foram duas participações na Copa do Brasil e outras duas no Campeonato Brasileiro da Série D, ficando em 29° na edição do ano passado, sua melhor posição. Pelos novos critérios da CBF, são esses resultados que vão contar a partir de agora, fazendo com que o Comercial suba no ranking.
A nova pontuação ainda não foi divulgada, oficialmente, mas o Portal da Clube se antecipou e fez um prognóstico para os times piauienses. De acordo com os critérios, o Comercial deverá aparecer em primeiro entre os piauienses com 684 pontos, seguido pelo Flamengo, com 380 pontos, e Barras, com 175 pontos. Na sequência, vão aparecer 4 de Julho, com 125 pontos, Picos, com 75 pontos, e River com 50 pontos.
No formato antigo, utilizado desde 2003, o campeão brasileiro somava 60 pontos, apenas um a mais do que o segundo colocado. O vencedor da Série B ganhava 40 pontos e o da Série C, 20 pontos. Além disso, o campeão da Copa do Brasil somava 30 pontos, com o vice ganhando 20 e os semifinalistas 10. Os times que disputavam a Libertadores e, por isso, não jogavam a Copa do Brasil, ficavam sem pontuação.
Agora, a CBF tenta corrigir essas distorções. O campeão brasileiro ganha 800 pontos, 160 a mais do que o segundo colocado. Os vencedores das séries B, C e D vão receber, respectivamente, 400, 200 e 100 pontos cada – sempre metade do campeão da divisão superior. Isso vale também para a Copa do Brasil, na qual a solução foi dar 600 pontos ao campeão. Além disso, todos os clubes que disputaram a Libertadores, independente do resultado deles na competição, ganham 400 pontos.
A principal mudança, porém, é a abrangência temporal do ranking. Se antes eram considerados todos os resultados desde 1959, com peso igual, agora só entram na conta os resultados dos cinco últimos anos. E com peso diferenciado: cinco para a temporada vigente e um para a mais antiga. A tabela atual coloca o River na posição de número 89 no país com 138 pontos, seguido de perto pelo Tiradentes com 132 pontos, na 91ª colocação entre mais de 400 times ranqueados.
Autor: João Henrique Bezerra

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.