Educaçâo

História de artesão parnaibano vira narrativa em obra de escritora paranaense

As vivências do Mestre Guilherme, artesão da comunidade Vazantinha, em Parnaíba, estão entre as histórias do livro “Eu me ensinei: narrativas da criatividade popular brasileira”, da escritora paranaense Edna Matosinho de Pontes. A obra reúne 78 trabalhos de artistas de produção popular contemporânea no Brasil.

O livro faz reverência aos grandes mestres brasileiros, revelando histórias exemplares de artistas autodidatas no país. A narrativa passa pelas principais regiões no quesito produção popular. O Nordeste, claro, ganhou atenção especial. Para o volume, com mais de 400 páginas e pesando mais de quatro quilos, ela transformou as conversas em algo prazeroso de ler. 
Os relatos mostram a história pessoal, a forma de produção, o tipo de inspiração dos artistas e o significado da arte para eles. O livro foi lançado em Recife no início de março. A obra ainda traz um ensaio sobre a arte popular escrito por Ricardo Gomes de Lima e um texto de apresentação assinado por Fabio Magalhães.

“Eu me ensinei: narrativas da criatividade popular brasileira” reúne o que existe de mais expressivo na arte popular contemporânea. A ideia era trabalhar com artistas vivos e que continuam produzindo, mas, entre o final da pesquisa e a publicação, dois entrevistados morreram.

 Tacyane Machado

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.