Educaçâo

Antônio Dib mostra confiança para apitar Série A: "Trabalho dos grandes centros"

Antonio Dib durante o primeiro jogo da final da Copa do Nordeste de 2017
 (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
O Piauiense Antônio Dib é um dos 69 árbitros do quadro da CBF aptos a apitarem jogos das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O sorteio da nona rodada o colocou para comandar a partida entre Palmeiras e Atlético-GO, primeira vez que alguém do estado será o dono do apito em um jogo de primeira divisão desde 2006, quando João José Leitão apitou Fortaleza e Grêmio pela última rodada. Para Dib, uma honra que deve se repetir por mais vezes.
- Para mim representa o retorno da arbitragem do Piauí na Série A. Essa visibilidade representa uma nova oportunidade, e claro que vamos nos dedicar para corresponder em campo e que a partir de agora o Piauí não passe tanto tempo longe da Série A. O trabalho que fizemos na pré-temporada é do mesmo nível do que é feito nos grandes centros, e as regras do futebol são universais. O Piauí tem condição de se manter na primeira divisão, é só se dedicar – afirma.
Antonio Dib durante o primeiro jogo da final da Copa do Nordeste de 2017 (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)  Antonio Dib durante o primeiro jogo da final da Copa do Nordeste de 2017 (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Antonio Dib durante o primeiro jogo da final da Copa do Nordeste de 2017 (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Apesar da importância de apitar uma partida da Série A, Dib não mostra nervosismo de comandar um jogo envolvendo o atual campeão brasileiro. O árbitro mostra confiança na sua preparação e no trabalho que vem sendo feito com a arbitragem do Piauí.
- Sabemos que é uma grande partida, de responsabilidade enorme. Temos tranquilidade e sabemos que não fomos escalados por acaso. O árbitro tem que trabalhar quatro pilares: físico, técnico, social e psicológico. Essa parte psicológica a gente vem trabalhando ao longo da carreira, a comissão tem uma psicóloga que nos auxilia nessa questão para controlar ansiedade e nervosismo, assim como a CBF também – diz Antônio Dib, que apita jogos profissionais desde 2006 e faz parte dos quadros da CBF desde 2010.
Dib vem sendo convocado esporadicamente para jogos importantes fora do Piauí, tendo apitado inclusive o primeiro jogo da final da Copa do Nordeste, entre Bahia e Sport. Na ocasião, foi bastante criticado pelo presidente do time baiano, que disse que final "não é lugar de menino". O árbitro respondeu dizendo que as declarações do presidente eram preconceituosas.
+ Juiz vê preconceito em fala do presidente do Bahia
O que Dib espera é que novas oportunidades apareçam para ele no decorrer da temporada, tornando a presença da arbitragem piauiense algo recorrente na Série A do Campeonato Brasileiro. Segundo ele, o trabalho feito por ele e pelos demais profissionais do estado credenciam o Piauí a um posto de destaque no futebol nacional.
- Hoje nós temos uma comissão que tem instrutores técnicos que fizeram curso no Rio, temos psicóloga, instrutora física. Isso faz com que a comissão nacional venha a dar oportunidade para os árbitros que vem fazendo bom trabalho. Isso agora só depende da gente. Acredito que as oportunidades virão com mais frequência. O árbitro é como o jogador, vive do desempenho dele – finalizou.

Wenner Tito

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.