Educaçâo

TJD julga denúncia do Fla-PI: o ato de abertura da saga pela taça do 1º turno

Fla-PI pede eliminação do Parnahyba por
suposto uso irregular de Fabiano
 (Foto: Joana D'arc Cardoso/GloboEsporte.com)a

Comissão Disciplinar avalia suposta escalação irregular de jogador do Parnahyba, e decisão pode mudar rumos do título. Vaga no Nordestão e Copa do Brasil em jogo

O que parece ser o primeiro capítulo da saga entre Flamengo-PI e Parnahyba – e por que não dizer o Altos também? – na luta pelo título do primeiro turno do Campeonato Piauiense terá seu desfecho nesta terça. A Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PI) julga, a partir das 19h, na sede da FFP, no Centro de Teresina, o processo 013/2017, que pode punir o Tubarão pela suposta escalação irregular do atacante Fabiano na semifinal da Taça Estado do Piauí. O Leão pede a eliminação do rival azulino por acreditar que o atleta acumulou três cartões amarelos e não teria cumprido suspensão automática. Finalista do turno, o Jacaré é parte interessada na ação. O GloboEsporte.com/piaui acompanha os detalhes da sessão a partir das 19h. O auditor presidente da comissão é Marcelo Leonardo Barros Pio. O processo é o quarto na ordem de julgamentos desta sessão da casa.
O estopim da novela entre os clubes foi uma brecha no regulamento do campeonato vista por Flamengo-PI e Altos. O clube rubro-negro acionou o TJD-PI e pediu punição do rival por acreditar que Fabiano acumulou três cartões. Explica-se.
Fabiano, Parnahyba (Foto: Renan Morais)Fabiano em atuação pelo Parnahyba na semifinal do primeiro turno do Piauiense 2017 (Foto: Renan Morais)
O jogador recebeu o primeiro cartão amarelo na 3ª rodada. Em seguida, na 4ª rodada, o camisa 9 foi expulso no duelo com o Piauí ao tomar dois cartões amarelos e o consequente vermelho. Depois de cumprir a suspensão automática, Fabiano voltou a jogar pelo Tubarão e tomou um novo cartão amarelo na 7ª e última rodada da fase de classificação.
Na interpretação do Fla-PI, Fabiano acumulou, neste momento, o terceiro cartão amarelo no campeonato, o que forçaria uma nova suspensão a ser cumprida na semifinal. Porém, o Parnahyba usou o atacante no mata-mata e configurou, de acordo com o rival rubro-negro, uma escalação irregular. A diretoria do clube do litoral negou a infração e disse ter cumprido o que prega o regulamento.
Linha do tempo Fabiano Parnahyba (Foto: GloboEsporte.com)A cronologia de cartões de Fabiano no primeiro turno pelo Parnahyba (Foto: GloboEsporte.com)
Os argumentos da defesa e da acusação serão julgados pelos cinco auditores da Comissão Disciplinar, a primeira instância do TJD-PI, que darão o veredicto.
Caso a parte derrotada no julgamento se sinta prejudicada e entenda que o veredicto foi errado, pode entrar com recurso na instância superior, o Pleno do TJD-PI. O trâmite é semelhante, mas desta vez o processo será julgado por nove auditores. Caso ainda haja insatisfação após o resultado, existe uma última possibilidade de recurso: o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva. No STJD, novamente o caso será julgado por nove auditores.
Vão atuar em defesa do Parnahyba os advogados Hélio Alelaf, Miguel Bezerra e Gésio de Lima Veras. José do Egito, ex-presidente do TJD-PI, será o responsável por representar o Fla-PI no julgamento.
globoesporte.com/Teresina

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.