Educaçâo

Uespi discute oferta de pós-graduação em Biotecnologia

Reunião do reitor da Uespi com o presidente da Assembleia,
 Themístocles Filho (Foto:Ascom Uespi)
Na manhã (15), o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso,  esteve reunido com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi),  deputado Themístocles Filho (PMDB), no gabinete da presidência,  para discutir destinação de emenda parlamentar para a oferta de Mestrado Profissional em Biotecnologia para Promoção de Saúde do Trabalhador na instituição. Estiveram presentes o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós- Graduação da Uespi, Gustavo Gusmão; o Prof. Dr. de Fisioterapia da Uespi, Marcelino Martins; e o  prof. dr. Rômulo José Viera, docente visitante lotado no Centro de Ciências da Saúde da Uespi.
O mestrado visa desenvolver estudos e pesquisas na área de saúde do Trabalhador. A universidade, atualmente, busca apoio de órgãos públicos e privados para subsidiar a pós-graduação, que posteriormente  será apresentada para a Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes). O presidente da Alepi afirmou seu comprometimento com a IES, e atendeu a solicitação da emenda.
De acordo com o prof. Rômulo José Viera, um dos idealizadores da proposta, o  mestrado viabilizará a formação de profissionais de áreas da saúde, especialmente a Fisioterapia, para o atendimento das demandas do Programa Nacional de Saúde do Trabalhador. “A ideia é promover ações e processos referentes à prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes acometidos por questões de saúde devido ao trabalho”, afirmou o professor.  Ainda segundo ele, a área de biotecnologia se desenvolverá no Piauí, através das pesquisas sobre biofármacos e bioderivados de recursos naturais da região, que possam ser usados em processos fisioterapêuticos.
“A implementação do mestrado será de grande relevância para o estado, pois vai estimular a pesquisa, o ensino e a biotecnologia para solução de problemas que acometem o trabalhador na região”, ressalta o reitor Nouga Cardoso.  Para ele, a pós- graduação também incrementa o registro de patentes que elevarão o nível tecnológico do Piauí, com mais renda e empregos para a região.
Valéria Soares

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.