Educaçâo

Serviços públicos e comércio não funcionam dia 28

Em razão do Dia do Servidor Público, o governador Wilson Martins decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (28). A decisão leva em conta a valorização do funcionalismo público estadual, oportunizando que a classe possa constituir as comemorações alusivas à data. O decreto foi assinado na última quinta-feira (24).

O ponto facultativo abrange todos os órgãos da Administração Pública Estadual Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional, especificamente do Poder Executivo. O decreto, porém, não prejudica os serviços essenciais, cabendo ao órgão competente decidir sobre o modo de funcionamento no período.

Órgãos públicos federais
As atividades dos órgãos públicos federais de Brasília deverão ser afetadas na segunda-feira, dia 28, em comemoração ao Dia do Servidor Público. Os Poderes Executivo e Legislativo vão estar sob o regime de ponto facultativo. No Judiciário, a comemoração foi transferida para o fim da semana.

O Poder Executivo instituiu o ponto facultativo por meio Portaria 3, de 3 de janeiro de 2013, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). A medida estabelece os dias de feriados nacionais e, ainda, os dias de ponto facultativo no ano de 2013.

A Portaria deve ser seguida pelos órgãos e entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais. O Senado Federal e a Câmara dos Deputados também vão seguir o regime de ponto facultativo na segunda-feira.

Já o Supremo Tribunal Federal (STF) transferiu as comemorações para quinta-feira, dia 31. A mudança foi estabelecida pela Portaria 270, de 1º de outubro de 2013, assinada pelo diretor-geral do STF. O Tribunal, entretanto, também não terá expediente na sexta-feira, dia 1.º. Segundo o órgão, os prazos que porventura venham a ter início ou término nesses dias, ficam automaticamente prorrogados para a segunda-feira seguinte, dia 4 de novembro.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) transferiram a comemoração para a mesma data.

Comércio
Em homenagem ao Dia do Comerciário todo o comércio de Teresina estará fechado no dia 28 de outubro, inclusive as empresas sediadas nos shoppings.
Fonte: Portal Piauiense de Notícias  

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.