Educaçâo

Mais de 100 mil pessoas devem ter o título cancelado no PI

Faltando seis meses para o prazo da Justiça Eleitoral de recadastrar os eleitores para o processo biométrico, o chefe de cartório Danilo Veras, afirma que a justiça prevê uma abstenção de 20% no número de eleitores recadastrados e por isso terão o título cancelado. 
“Estamos na metade do prazo, apenas 44% dos eleitores que deveriam ser recadastrados compareceram até o momento. Mas, nos últimos dias tem caído mais ainda e a previsão é que 20% não compareceram de jeito nenhum e por isso terão os títulos cancelados, em Teresina isso corresponde a 107 mil eleitores”, contabiliza Danilo Veras. 
 
Ele disse que essa média vem caindo. “Estávamos com uma média de 1900 cadastros por mês, mas neste mês caiu para 1550, acredito que seja o calor e por isso as pessoas não saem de casa a tarde”, afirma o chefe de cartório. 
 
A Justiça eleitoral distribuiu postos em toda a cidade que passam cerca de 15 dias em cada local. No centro de Teresina ela está até o dia 04 de outubro na secretaria municipal de Administração, na rua Firmino Pires. Mas, há postos também no Dirceu, Mocambinho, Planalto Uruguai e Morada Nova. 
 
Todos os eleitores devem se recadastrar até do dia 31 de março de 2014. “É importante recadastrar logo para evitar filas desconfortáveis no final do prazo. As pessoas devem aproveitar que temos postos espalhados em todas as regiões da cidade e comparecer logo”, destacou. 
 
As pessoas devem levar cópia e original da carteira de identidade ou da carteira de habilitação e o comprovante de residência. 
 
246 mil eleitores ainda não se recadastraram
De acordo com o juiz titular da 1ª zona eleitoral do Piauí, João Henrique Souza, ainda faltam se recadastrar cerca de 246 mil eleitores. Para o magistrado, a situação requercuidados visto que faltam apenas 6 meses de prazo para finalizar o recadastro.
 
“Percebemos que as pessoas não estão participando a tarde, talvez pelo calor. Mas temos que alertar para sanções. Se o eleitor passar em concurso, por exemplo, não poderá tomar posse se tiver o título cancelado. O recadastro é rápido. Dura em média 10 minutos”, disse.
 
Cidadeverde.com

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.