Educaçâo

Lançamento dos Folguedos acontecerá dia 11


O lançamento oficial da XXXVII edição do Encontro Nacional de Folguedos do Piauí acontecerá na próxima terça-feira (11), no Salão Branco do Palácio de Karnak. O evento acontece pela iniciativa do Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), e será realizado de 22 a 29 de junho, na Vila Olímpica do Albertão.

Este ano, o Encontro de Folguedos traz homenagem ao cinema popular nordestino, além da gama de apresentações culturais e folclóricas. “Teremos a apresentação de 20 grupos de bumba-meu-boi, três grupos de reisado, concurso de quadrilha e comidas típicas. O encontro de Folguedos é a maior festa cultural do Estado”, afirma o diretor de Produção Cultural, Franklin Pires.

A abertura do evento acontecerá com a participação do cantor piauiense Mariozan Rocha, que ganhou reconhecimento nacional e já emplacou trilha sonora em novela da Rede Globo. Diariamente, haverá apresentações de banda de forró. O encerramento do Encontro ficará por conta do show da cantora Eliane.

Estima-se a participação de um público de cerca de 400.000 mil pessoas, com aproximadamente 8.000 brincantes e músicos participantes. A geração de emprego e renda também estará presente nos dias de folguedos, cerca de 400 comerciantes estarão presentes no espaço gerando trabalho e renda.

Histórico

O Encontro Nacional de Folguedos do Piauí, hoje, é palco de grandes manifestações culturais. Desde 1974, possui uma particular história de formação e consolidação, inicialmente eram três dias de festa na Praça da Bandeira, durante um fim de semana do mês de junho; as apresentações folclóricas por sua vez ocorriam no Teatro de Arena.

Em 1978, o evento ganhou projeção nacional, porém em 1980 voltou ao caráter estadual apenas. Nos anos de 1982 e 1983, o evento foi realizado no Centro de Convenções e teve caráter regional, e após esses 2 anos, passou a acontecer na Prainha, zona Sul de Teresina, por longos e festivos 10 anos. De 1984 a 1992, o evento teve âmbito estadual, e de 1993 em diante atingiu novamente a esfera nacional.

Fonte: Ccom 

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.