Educaçâo

Governador firma parceria com prefeitos


Prefeitos eleitos e em estágio final de gestão foram recebidos pelo governador Wilson Martins, na manhã desta quarta-feira (8), no Palácio de karnak, para firmar e reforçar parcerias entre as prefeituras municipais e o Governo do Estado. Na oportunidade, Martins aproveitou para aconselhar os gestores em relação aos cuidados que estes necessitam ter em relação aos órgãos reguladores, bem como planejar as ações para que os municípios estejam preparados para as consequências da queda das contribuições constitucionais, a exemplo do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

“Passada a eleição, agora é o momento de passar uma borracha em todo esse processo para seguirmos trabalhando pelo desenvolvimento do Estado. O Governo é permanente e, por isso, há a necessidade de termos uma relação amadurecida com todos os gestores, independente do partido a que pertencem”, ressalta o governador, ao comentar sobre a necessidade de todos os prefeitos realizarem um planejamento eficiente, para que não corram o risco de atrasar salários ou mesmo não cumprir os prazos com os fornecedores.

Uma das parcerias que devem ser realizadas, já no começo do ano de 2013, é a pactuação de ações na Educação e na Saúde. Segundo Wilson Martins, o Governo do Estado deve repassar à administração municipal, pelo menos, 400 escolas. Nesse contexto, caberá à gestão estadual a realização de convênios para o transporte escolar, serviços de ortopedia e outras especialidades, entre outros. “Já estamos reservando recursos para a compra de 70 mil bicicletas e 100 ônibus para o transporte escolar, além de 100 ambulâncias para o sistema de saúde”, enumera.

Para o prefeito de Gilbués, Francisco Pereira de Sousa (Chiquim), as obras de infraestrutura executadas pelo Governo do Estado vêm contribuindo para o desenvolvimento dos municípios, facilitando o acesso a localidades mais distantes. “A reforma da pavimentação asfáltica da estrada que liga Santa Filomena a Gilbués é um exemplo de como a vida da população melhorou, pois antes do término da obra levávamos cerca de quatro horas para percorrer essa distância. Hoje, só gastamos pouco mais de uma hora”, exemplifica.

Reunião com todos os prefeitos eleitos
 

Na primeira semana de janeiro de 2013, o governador Wilson Martins realizará uma reunião com todos os prefeitos eleitos no Piauí para tratar de parcerias com o intuito de buscar mais avanços em várias áreas, em especial, nas de Educação e de Saúde. “Esse encontro será o ponto de partida para a assinatura de novos convênios entre as prefeituras e o Governo do Estado”, afirma.
 
Fonte: CCOM 

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.