Educaçâo

Morre em Teresina ex-jogador do Flamengo

Matintim
O ex-jogador de futebol profissional Matintim, que atuou por muitos anos no Esporte Clube Flamengo, ganhando vários títulos no futebol piauiense, faleceu na manhã desta segunda-feira (25), em sua residência, localizada à Alameda Parnaíba, zona centro norte da cidade, vítima de câncer no pâncreas. Matintim estava com 66 anos de idade e será velado na Pax União.
Matintim já estava aposentado há vários anos. Depois que deixou os gramados, passou a trabalhar como operador de áudio da Rádio Pioneira de Teresina. Nos últimos meses, travou a batalha mais difícil que teve pela frente: contra o câncer no pâncreas, que o levou a perder muitos quilos e a deixa-lo debilitado, vindo a falecer na manhã de hoje, aos 66 anos de idade.
Fausto Rodrigues Teixeira, o Matintim (Teresina - PI, 31/10/1944), ganhou o apelido por causa do pai, o ex-atacante Matintim, que jogou nos anos 40 e 50. Começou e terminou sua carreira profissional no Esporte Clube Flamengo, onde foi titular absoluto entre 1961 e 1974. Foi campeão piauiense em 1965/66/70 e 1971. No início de sua carreira, chegou a jogar no meio de campo, mas logo em seguida passou a atuar como quarto-zagueiro, posição em que, por várias vezes, foi eleito o melhor do futebol piauiense.
Sua despedida do futebol, porém, foi melancólica. No jogo que decidiu o titulo de 1974, contra o Tiradentes, ele estava no banco de reservas e entrou em campo no segundo tempo. O Tiradentes já vencia por  3 a 0 quando Matintim foi expulso, por jogo violento. Ato contínuo, acertou um soco no rosto do árbitro carioca Artur Ribeiro de Araújo e nunca voltou aos gramados como profissional.
Matintim é o atleta que mais vezes disputou o clássico River x Flamengo em toda a história. Foram 107 rivengos, todos pelo Flamengo, onde obteve 34 vitórias, 34 empates e 38 derrotas. Como não poupava atacante adversário, sua ficha também registra 10 expulsões na história deste confronto. Há poucos anos, ele passou a ser nome de um troféu conferido ao melhor zagueiro do Campeonato Piauiense, numa promoção do torcedor e sócio do Flamengo Jomali Lima Magalhães.
Severino Filho
 

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.